Mercado

Barreiras comerciais do Japão afetam exportação de carne para o país!

A exportação de carne bovina dos Estados Unidos para o Japão está em queda!

As importações de carne congelada dos Estados Unidos em agosto de 2017 caíram 26,0% em relação ao ano anterior, após a introdução de uma medida do governo de Tóquio.

Em resposta ao aumento das importações durante o período de abril a junho de 2017, o governo japonês elevou a tarifa de carne congelada importada de 38,5% para 50,0%, desde o dia 1 de agosto de 2017. Essa medida tem por objetivo proteger os produtores de carne bovina japoneses.

Se por um lado as importações dos Estados Unidos caíram, as compras de carne congelada da Austrália, o maior fornecedor do produto para o Japão, subiram 30,0% em agosto. Como a Austrália tem um acordo de parceria econômica com o Japão, não está sujeita às medidas destinadas a proteger os criadores domésticos de bovinos do país.

Decorrente dos números decepcionantes da exportação de carne bovina para o Japão em agosto, existe a possibilidade dos Estados Unidos buscar uma revisão da medida de proteção imposta. Uma reunião para um possível novo acordo bilateral entre os países está marcado para outubro de 2017.

O Farmnews já havia destacado a medida. E as barreiras comerciais ocorrem pela primeira vez em 14 anos, em resposta a um aumento nas importações de produtos congelados dos Estados Unidos. Clique aqui

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews destaca que mesmo com produção recorde, a expectativa é de preços firmes no mercado pecuário do país! O relatório do USDA de setembro de 2017 revela que o estoque de animais em confinamento nos Estados Unidos foi de 10.504 milhões de cabeças, 3,6% maior que no ano anterior.

Vale lembrar também que os estoques de animais no cocho em agosto foram 2,6% maiores que em 2016. E esse aumento do número de animais em confinamento no país pode provocar uma resposta de baixa no mercado de carnes. Será? Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo