Mercado

Exportação de carne bovina tem melhor sequência de venda da história

Em setembro de 2019 a exportação de carne bovina do Brasil alcançou a melhor sequência de embarques!

Isso porque desde julho de 2018 os embarques mensais de carne bovina brasileira se mantém acima de 100 mil toneladas.

Apesar do pequeno recuo observado frente a agosto (clique aqui), o volume de carne bovina in natura embarcado pelo Brasil em setembro se manteve acima das 100 mil toneladas pelo 15º mês consecutivo, desempenho inédito para a pecuária nacional, de acordo com dados da MDIC.

A Figura a seguir ilustra a exportação mensal de carne bovina do Brasil, em mil toneladas, segundo dados do MDIC, entre janeiro de 2015 e setembro de 2019.

exportação de carne bovina
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

A última vez que a quantidade se manteve acima desse patamar por tantos meses seguidos foi entre maio de 2006 e junho de 2007, somando 14 meses consecutivos.

Pesquisadores do Cepea indicam que esse cenário tem reduzido a disponibilidade doméstica de carne e elevado a demanda por novos lotes de animais para abate, o que, por sua vez, mantém firme os preços domésticos da arroba do boi gordo e, consequentemente, da carcaça negociada no mercado atacadista.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, com menor disponibilidade de animais para abate, os preços do boi gordo tem alcançado patamares recorde, em valores nominais. Em setembro de 2019, por exemplo, o indicador Cepea foi o maior de toda série de preços em valores que desconsideram a inflação (clique aqui). Contudo, apesar da alta, o ganho acumulado do boi gordo no ano segue abaixo das principais alternativas de investimento disponíveis no mercado (clique aqui).

Cabe destacar que, desde 2018 a China se tornou o maior importador de carne bovina, superando os EUA. O fato é que nos últimos 2 anos, ou seja, desde 2018, a China substituiu os EUA como o maior importador de carne bovina do mundo. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo