Mercado

Exportação de carne bovina do Brasil frente aos Estados Unidos

Os Estados Unidos é o maior produtor mundial de carne bovina, enquanto o Brasil lidera a exportação de carne bovina no mundo.

Já que estamos falando do maior produtor e do maior exportador de carne bovina do mundo, como evoluiu o mercado de exportação de carne bovina ao longo dos últimos anos para esses dois países?

Há poucos anos o país ainda ficava atrás dos Estados Unidos, maior produtor mundial de carne bovina, quando o assunto era exportação. Mas quando esse “jogo” virou a favor do Brasil?

A Tabela abaixo apresenta os dados da evolução dos embarques de carne bovina no Brasil e nos Estados Unidos e a respectiva diferença entre os países, em mil toneladas, desde o ano 2000.

exportação de carne bovina

Pois é, o Brasil apresentou grande avanço no mercado internacional de carne bovina e a partir de 2003 superou os Estados Unidos quando o assunto é volume de exportação de carne bovina. Aliás, passou os Estados Unidos em 2003 e não perdeu esse “jogo” novamente desde 2003.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Do ano 2000 para cá o mercado de exportação de carne bovina nos Estados Unidos permaneceu praticamente estável. Claro, oscilou muito ao longo do período, mas saiu de 1.120 mil toneladas em 2000 para 1.114 em 2016.

O Brasil por outro lado saiu de 488 mil toneladas para 1.850 mil toneladas.

O mercado de exportação de carne bovina do País nesse período cresceu 3,8 vezes.

A Figura a seguir ilustra os dados apresentados na Tabela acima.

 

exportação de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina ao lado da Índia. O Farmnews destaca os números que mostram os maiores exportadores mundiais de carne bovina no ano de 2016. Clique aqui.

O Farmnews apresenta dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo