Mercado

Exportação de soja na parcial de outubro de 2018 já é recorde para o mês!

Apesar de o segundo semestre não ser janela de exportação de soja do Brasil, os embarques estão a todo vapor.

Apenas nas duas primeiras semanas de outubro, o Brasil enviou ao mercado internacional 2,61 milhões de toneladas de soja, segundo a Secex, o maior volume já exportado para o período, considerando-se os meses de outubro de anos anteriores.

Vale lembrar que em todo o mês outubro de 2017 o Brasil exportou 2,49 milhões de toneladas em soja grão e, na parcial das duas primeiras semanas de outubro de 2018, os embarques já somam 2,61 milhões. Já em outubro de 2016 o País exportou 0,99 milhões de toneladas em soja em grão.

Aliás, clique aqui e confira os dados de exportação de soja do Brasil em setembro de 2018!

Segundo pesquisadores do Cepea, embora esses embarques sejam resultado de negociações feitas nos meses anteriores, a movimentação nos portos, especialmente de Paranaguá (PR), influenciou novas comercializações para completar cargas, ainda que em volumes pequenos – a boa movimentação neste período se deve à firme demanda da China, resultado da crise comercial com os Estados Unidos.

Quanto aos preços, a alta na CME, a retração de vendedores domésticos e o baixo excedente interno limitaram a desvalorização da soja no Brasil. Em termos de preços, a soja segue acumulando forte alta no ano de 2018. Na parcial do ano, até o dia 19 de outubro o indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR) acumula alta de 23,7%, uma vez que iniciou o ano cotado a R$72,41 por saca e no dia 19 o valor era de R$89,57 por saca.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços da soja ao longo de 2018, em valores nominais, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR).

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O custo de produzir milho e soja na safra 2018/19 deve ser maior devido ao efeito da desvalorização do Real e do frete. Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo