Mercado

Saldo das importação e exportações de carne bovina dos Estados Unidos

O Farmnews destaca o saldo das importações e exportações de carne bovina dos Estados Unidos de 2013 a 2017.

A Tabela a seguir apresenta os dados anuais das importações, exportações de carne bovina e o respectivo saldo anual, em milhões de toneladas, de acordo com dados do USDA.

exportações de carne bovina

Como destaca a Tabela acima, o saldo das importações e exportações de carne bovina nos Estados Unidos tem sido negativo nos últimos anos, indicando que o país mais compra que vende carne, em quantidade (peso).

Mas afinal, você sabe por que o maior produtor mundial de carne bovina faz tantos movimentos de compra e venda de carne? Clique aqui e descubra!

O fato é que nos últimos 4 anos, de 2014 a 2017 as importações superaram as exportações de carne bovina nos Estados Unidos.

Vale ressaltar que foram próximas, especialmente em 2017, mas ainda assim, as exportações de carne bovina foram menores que as compras no último ano.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, mas os Estados Unidos apesar de terem um bom motivo para importar, já que vem vendem carne bovina de alto valor agregado e importam carne barata para hambúrguer, estão dispostos a aumentar o volume de embarques de carne bovina nos próximos anos.

Isso porque nos próximos 2 anos, ou seja, em 2018 e 2019, uma das principais questões da indústria de carnes dos EUA é de como lidar a crescente oferta de carnes no país. Em 2018 e em 2019 a expectativa é que a produção de carnes aumente ainda mais no país.

Contudo, mesmo com o aumento do consumo interno, a indústria de carnes por lá está cada vez mais dependente do mercado externo para escoar sua produção. Esse cenário da crescente importância do mercado externo, em especial para a carne bovina dos Estados Unidos, foi discutido no Farmnews (clique aqui).

A Figura abaixo ilustra os dados de importações e exportações de carne bovina nos Estados Unidos, desde 2013, como apresentado na Tabela acima.

 

exportações de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews destaca para os maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos desde o ano 2000. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo