Mercado

Como evoluíram as exportações de milho dos EUA e Brasil em 10 anos?

O Farmnews apresenta os dados das exportações de milho dos EUA e do Brasil na última década, de 2008 a 2017.

Afinal, como evoluíram as exportações de milho dos EUA, maior produtor mundial do grão comparado ao Brasil ao longo dos últimos anos?

A Tabela a seguir destaca os dados anuais das exportações de milho dos EUA e do Brasil, em milhões de toneladas, de 2008 a 2017, segundo dados do USDA e do MDIC.

exportações de milho dos EUA

Como os dados acima revelam, a exportação de milho dos Estados Unidos tem permanecido relativamente estabilizada na última década, apesar da forte oscilação no período.

Isso porque em 2008 o país exportou 46,97 milhões de toneladas de milho, enquanto em 2017, 48,90 milhões de toneladas do grão, indicando um crescimento acumulado no período de apenas 4,1%.

No caso do Brasil o crescimento das exportações de milho nos últimos 10 anos é expressivo, já que saltou de 6,37 milhões de toneladas em 2008 para 29,25 milhões de toneladas em 2017, uma alta de 359,2%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Apesar da evolução do ritmo dos embarques de milho do Brasil para o exterior e a estagnação das vendas externas dos EUA, a diferença nas exportações entre os países ainda é grande e perto de 20,0 milhões de toneladas. Mas vale lembrar que em 2008 essa diferença nos embarques era o dobro da observada em 2017 e girava em torno de 40,0 milhões de toneladas.

A Figura abaixo melhor ilustra a evolução dos embarques anuais de milho para o exterior nos 2 países, de 2008 a 2017, em milhões de toneladas.

 

exportações de milho dos EUA
Fonte: Dados do USDA e MDIC (adaptado por Farmnews)

 

E por falar em exportação de milho dos EUA e do Brasil, como evoluiu a produção de milho nos principais países produtores? Clique aqui e confira! O Farmnews também destaca para a estimativa de produção de milho entre os principais produtores mundiais na safra 2018/19. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo