Mercado

Importação de soja pelo Brasil dispara na primeira metade de 2020

Com o ritmo recorde de exportação e a dificuldade da indústria em se abastecer, a importação de soja pelo Brasil aumentou em 2020.

Pois é, quem diria, os dados mostram que a importação de soja pelo Brasil tem alcançado o maior patamar desde 2016.

Entre janeiro e junho de 2020 o Brasil importou o equivalente a US$81,42 milhões em soja em grãos, valor 185,7% maior que o observado no mesmo período de 2019 (US$28,5 milhões). Considerando o volume de compras, o Brasil adquiriu 272 mil toneladas de soja em grão nos primeiros 6 meses de 2020, o maior valor desde 2016, quando comprou 329 mil toneladas do grão.

Aliás, o recorde de importação de soja pelo Brasil para o período ocorreu em 2014, com uma quantidade de compra de 442,0 mil toneladas.

Vale destacar também que a compra de soja do Brasil é oriunda do Paraguai. Quase a totalidade do grão importado pelo País tem origem paraguaia.

O fato é que, com esse volume recorde de soja exportado pelo Brasil no primeiro semestre, empresas domésticas começam a ter dificuldades em se abastecer, segundo informações do Cepea. Empresas do Sul do País, inclusive, já importam a soja do Mercosul. Em junho, o Brasil comprou 89,76 mil toneladas de soja (especificamente nesse mês, apenas do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio e o maior volume importado desde junho de 2016, de acordo com a Secex.

Esse movimento de alta das exportação e da consequente necessidade de importação de soja pelo Brasil tem contribuído e, muito, para o cenário de alta no preço da soja no País. Na primeira metade de 2020, a soja perdeu apenas para o bezerro em termos de preços dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os dados de julho de 2020 mostraram pouca diferença na expectativa de produção e do estoque de soja no mundo para a safra 2020/21. Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo