Mercado

Inflação e preços do mercado pecuário e agrícola na parcial de 2018

O Farmnews destaca para a variação de preços das commodities agrícolas e da inflação, no 1° semestre de 2018 e no acumulado dos últimos 12 meses.

A Figura abaixo ilustra a variação acumulada do IGP-M e dos preços das commodities agrícolas, representadas pelo boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, ao longo do 1° semestre de 2018.

 

inflação
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

No acumulado dos primeiros 6 meses de 2018 o IGP-M acumula alta de 5,4%, enquanto o boi gordo e o bezerro acumulam queda de 4,5% e 5,5%, respectivamente,no mesmo período. Por outro lado, o milho e a soja apresentaram variação positiva e acima da inflação medida pelo IGP-M no 1° semestre de 2018, acumulando alta de, respectivamente, 9,5% e 18,4%.

O momento desfavorável de preços do mercado pecuário frente ao mercado agrícola e a inflação em 2018 pode ser verificada pelo comportamento dos custos de produção dos bovinos confinados.  Confira a evolução dos custos da diária de bovinos confinados em 2018, dados até junho. Clique aqui!

Vale destacar também que a queda de preços do mercado pecuário tem incentivado o aumento da intenção de abate de fêmeas, como temos apresentado no Farmnews. Clique aqui e confira a evolução do ritmo de abate de vacas em 2018 frente aos anos anteriores.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra como tem se comportado os preços das commodities agrícolas analisadas e o IGP-M ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, de julho de 2017 a junho de 2018.

 

inflação
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Quando avaliamos a variação acumulada do IGP-M e das commodities agrícolas nos últimos 12 meses, vemos que os preços no mercado pecuário e na agricultura acumulam ganhos frente a inflação. Isso porque enquanto o IGP-M acumula alta de 6,9% entre julho de 2017 a junho de 2018, o milho acumula alta de 45,3% no período e a soja de 20,9%. Pois é, e o mercado pecuário também acumula ganhos sobre a inflação no período avaliado, já que o boi gordo acumula ganhos de 11,05% e o bezerro de 13,2% no período.

Mas cabe lembrar que em julho de 2017 o País ainda sentia os efeitos negativos da Operação Carne Fraca (clique aqui) e que fez despencar os preços do boi gordo e do bezerro ao longo do primeiro semestre de 2017.

O Farmnews lança o Farm Report, com o resumo dos principais dados mensais apresentados em nosso canal de notícias! Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo