Mercado

Limitações logísticas interrompem movimento de alta da soja

Limitações logísticas interrompem a escalada de alta nos preços da soja em março de 2018!

A maior oferta nacional, limitações logísticas e a queda dos preços externos interromperam o movimento de alta dos valores internos do complexo soja.

A firme demanda internacional, no entanto, limitou as desvalorizações. Nos primeiros 7 dias úteis de março, o volume de soja em grão exportado pelo Brasil já supera em quase 20% o de todo o mês de fevereiro. Aliás, clique aqui e confira os dados da exportação de soja do Brasil nos 2 primeiros meses de 2018!

O fato é que apesar da relativa estabilidade de preços do grão em março de 2018 (clique aqui), o no ano a soja acumula valorização de 9,5% até o dia 16 de março.

Segundo colaboradores do Cepea, produtores brasileiros têm ofertado maiores lotes, no intuito de “fazer caixa” para pagamento de contas de final de mês. Ao mesmo tempo, cerealistas e cooperativas sinalizam a necessidade de liberar espaço em armazéns, devido à entrada da nova safra.

Compradores, por sua vez, demonstram interesse em receber novos lotes a partir de abril, visto que ainda estão recebendo soja de contratos a termo. Além disso, os valores de fretes estão elevados, devido à menor disponibilidade de caminhões.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Parte de tradings reduziu as compras, em decorrência da dificuldade em levar o grão para o porto – chuvas no início da última semana interromperam os carregamentos e atrasaram o escoamento.

Como temos destacado no Farmnews, o mercado pecuário segue em relativa estabilidade de preços em 2018, pelo menos até metade de março. Já os preços dos grãos dispararam no mesmo período (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços da soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR) ao longo de 2018.

 

limitações logísticas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo