venda de milho

Melhores meses para venda de milho e soja. Quais são?

O Farmnews apresenta um resumo com os preços médios mensais de milho e soja, com objetivo de fornecer a informação: quais melhores meses para venda de milho e soja?

A primeira Figura abaixo destaca os preços médios mensais do milho, em cada um dos meses do ano, nos últimos 10 anos, segundo dados do CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

 

Veja que os meses em que o milho é negociado nos preços mais baixos está compreendido entre abril e agosto. Se por um lado é o pior momento de venda do milho, por outro é o melhor momento dos pecuaristas adquirirem o grão visando uma engorda intensiva a custos mais favoráveis.

O período de preços mais baixos do milho coincide com o período de safra, ou seja, nos meses de maior oferta do grão que varia entre fevereiro a junho, mas pode variar conforme a região de produção.

Nos últimos 2 meses do ano é quando há menor oferta de milho e consequentemente preços de venda mais atrativos.

O interessante é analisar que o comportamento de preços do milho é bem definido, com queda nos meses que tradicionalmente há uma maior concentração de oferta do grão.

Nesse caso, quem tem o recurso físico e fluxo de caixa para armazenar o grão, esperando uma melhor oportunidade de preços, pode receber cerca de 15% a mais no preço, considerando o pior (maio) com o melhor (dezembro) mês em termos de preço de venda, pela média dos últimos 10 anos.

É uma oportunidade de preços melhores, mas, claro há custos que devem ser considerados quando o objetivo é realizar a venda de milho nos meses de melhor preço.

A segunda Figura abaixo destaca os preços médios mensais da soja nos últimos 10 anos.

 

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

 

No caso da soja, não há um período claramente definido de preços mais altos e baixos como ocorre com o milho. Nos meses de safra os preços da soja são pressionados para baixo como observado nos meses de março a maio.

Embora os preços sejam mais homogeneos ao longo dos meses, o segundo semestre é quando os preços da soja estão mais altos. No caso da soja, essa falta de um período de preços mais atraentes pode ser devido ao fato da soja sofrer maior influência do mercado internacional, já que além do Brasil ser o mais produtor mundial da commodity, a parcela do que exportada é maior proporcionalmente ao milho.

O objetivo é apresentar os meses de melhor venda de milho e soja.

Com conhecimento, pode-se planejar e buscar melhores valores, seja a partir do armazenamento dos grãos como pelo uso de ferramentas de mercado futuro.

Siga-nos pelo www.facebook.com/belogics e não perca as notícias do mercado agrícola e pecuário.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda. Acesse o site e confira!

Melhores meses para venda de milho e soja. Quais são? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!