Mercado

Quais os melhores meses para vender soja, em termos de preços?

O Farmnews apresenta os dados que revelam quais os melhores meses para vender soja no País quando o assunto é preço.

Em outras palavras, em quais meses do ano os valores da soja atingem os patamares mais elevados? Essa pergunta nos foi feita por um leitor que, avaliou o material que apresentou a variação anual dos preços da soja ao longo dos últimos anos (clique aqui) e ficou com esta dúvida.

melhores meses para vender soja

E para responder a esta pergunta, consideramos os preços médios mensais nominais da soja, segundo indicador Cepea/Esalq, desde o ano de 2007. Calculamos os preços médios mensais de todos os meses, de 2007 a 2017 para esse estudo, os quais  seguem apresentados na Tabela abaixo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Como revelam os dados da Tabela acima, o pior mês para venda de soja em termos de preços é março. Isso considerando a média de valores nominais de 2007 a 2017. Com isso, avaliamos a variação dos preços médios dos demais meses do ano em relação a março.

E entre os melhores meses para vender soja, destaque fica para agosto, com preço médio 10,8% superior ao mês de referência (março).

Na verdade agosto e setembro são os melhores meses para vender soja no País, com pouca diferença entre eles, seguido de dezembro.

A Figura a seguir ilustra os preços médios mensais da soja, avaliados de 2007 a 2017, em cada mês do ano, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR).

melhores meses para vender soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Como os dados acima indicam os melhores meses para vender soja se concentram no segundo semestre do ano, com os meses do primeiro semestre entre os piores em termos de preços.

O Farmnews também apresenta os dados de venda dos principais países exportadores de soja nas safras 2016/17 e 2017/18. Clique aqui e confira os números!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo