Mercado

Mercado da soja com baixa liquidez e preços em queda!

O mercado da soja em grão se enfraqueceu nos últimos dias de novembro de 2018, diante da queda na demanda.

Segundo colaboradores do Cepea, compradores se mostram estocados e, por isso, estão fora de mercado para novas aquisições. Vendedores também não demonstram interesse em negociar o remanescente da safra 2017/18, uma vez que consideram baixos os preços atuais. Além disso, produtores estão focados no semeio e nos tratos culturais das lavouras da temporada 2018/19, deixando a comercialização de lado.

Clique aqui e confira a previsão dos estoques finais de soja nos principais países produtores e no mundo!

Os prêmios de exportação também seguiram em queda por mais uma semana, refletindo a possibilidade de retomada das negociações entre Estados Unidos e China e também a expectativa de maior oferta na América do Sul no primeiro semestre de 2019, o que limitou ainda mais as negociações no mercado doméstico.

E vale lembrar que a China tem sido o principal importador de soja brasileira, sendo que em outubro de 2018 chegou a representar 94% das compras nacionais em faturamento (clique aqui).

Em novembro, até o dia 23 de novembro, o indicador Cepea/Esalq da soja Paranaguá (PR) recuou 2,9%, sendo cotado a R$ 83,24 por saca de 60 kg. Na base anual de comparação, por outro lado, o preço da oleaginosa segue em alta até a parcial do ano, acumulando alta de 15,0% até o dia 23 de novembro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra o comportamento diário de preços do mercado da soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR) ao longo de 2018.

 

mercado da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

E por falar em mercado da soja, clique aqui e confira a expectativa de preços do milho e da soja para o ano de 2019.

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo