mercado de alimentos

Qual o objetivo de longo prazo da China no mercado de alimentos?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem diante da crescente demanda chinesa no mercado de alimentos: qual o objetivo da China no longo prazo?

O Farmnews tem destacado a importância do mercado de alimentos chinês e também das tendências de consumo naquele país (clique aqui para este artigo).

Mas, uma questão mais ampla relacionada ao objetivo de longo prazo do mercado chinês é algo que merece atenção. E foi isso que John Nalivka, President Sterling Marketing discutiu, cujo conteúdo apresentamos aqui no Farmnews.

De acordo com John Nalivka, as importações chinesas de produtos agrícolas baseiam-se principalmente na noção de segurança alimentar.

A segurança alimentar nesse caso refere-se principalmente a questão de autossuficiência no mercado de alimentos.

Aliás, em virtude da demanda do país é fácil de imaginar a preocupação dos chineses com a autossuficiência.

E os chineses mostraram recentemente sua vontade de abrir mais uma vez seu mercado para a carne dos Estados Unidos, sendo esta uma decisão consistente com um objetivo de mais longo prazo de autossuficiência.

Nesse aspecto, o Farmnews destacou que a China irá retornar a importar carne bovina dos Estados Unidos após 14 anos. Clique aqui para acessar o artigo que fala deste assunto.

Mas como falar de autossuficiência em um país que possui limitações relacionadas a expansão das áreas de produção de alimento?

Uma saída seria a aquisição de empresas da área alimentícia. A aquisição de empresas chineses no ramo de alimentos é uma realidade e, por exemplo, isso já acontece em negócios realizados nos Estados Unidos, na América Latina e outros países.

As empresas chinesas de alimentos também adquiriram 3 plantas de carne bovina no Uruguai, bem como várias operações de laticínios na Nova Zelândia.

Tal fato se encaixa perfeitamente na estratégia de segurança alimentar através da auto-suficiência.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Qual o objetivo de longo prazo da China no mercado de alimentos? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!