Mercado

Como está o mercado de bovinos vivos no acumulado de 2017?

O mercado de bovinos vivos do Brasil ainda enfrenta uma fase de recuperação, já que os patamares atuais de faturamento estão próximos dos observados em 2007.

Pois é, a receita do mercado de bovinos vivos do País está no mesmo nível de uma década atrás.

A Tabela a seguir apresenta os dados de faturamento do mercado de bovinos vivos do Brasil, entre os meses de janeiro e setembro de cada ano, desde 2005.

mercado de bovinos vivos

Após 2 anos consecutivos de queda, o mercado de bovinos vivos do Brasil mostra sinais de recuperação. Claro, sinais ainda discretos, pois os valores atuais seguem bem distantes dos observados nos anos como de 2010 a 2014.

Aliás, no ano de 2014 o faturamento com o mercado de bovinos vivos do Brasil entre os meses de janeiro e setembro foi de US$542,5 milhões, o valor mais alto já apurado.

A queda em relação a 2014 está em quase 70,0%, uma vez que entre janeiro e setembro de 2017 o País faturou US$167,2 milhões com a exportação de bovinos vivos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas apesar de ainda distante de 2014, o valor atual (2017) é 22,7% maior que o observado no mesmo período de 2016.

A Figura abaixo destaca o comportamento da receita do mercado de bovinos vivos do Brasil obtida ano a ano, entre os meses de janeiro e setembro, segundo dados do Secex.

 

mercado de bovinos vivos
Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews destaca os dados que apresentam os principais países importadores de bovinos vivos em 2016.

No ano de 2016 foram importadas cerca de 2,72 milhões de cabeças, sendo que apenas os Estados Unidos importaram quase 65% desse total.

O fato é que os Estados Unidos importam mais que a soma de todos os principais países importadores de bovinos vivos (1,75 milhões de animais). Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que em 2017 o MAPA recebeu comunicado do governo de Myanmar sobre a abertura do seu mercado para bovinos vivos comprados do Brasil. A expectativa do setor produtivo é exportar até 20 mil cabeças de bovinos vivos por ano ao país asiático. Clique aqui.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo