Mercado

Posição do Brasil no mercado de pecuária de corte mundial

O Farmnews apresenta dados que revelam a posição do Brasil no mercado de pecuária de corte mundial.

Afinal, como estamos posicionados no mercado de pecuária de corte mundial em termos de rebanho, produção, consumo e exportação?

A Tabela a seguir destaca alguns dados da pecuária nacional e sua respectiva participação e rank frente ao mercado de pecuária de corte mundial no ano de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Brasil perde apenas para a Índia quando o assunto é o estoque de bovinos, uma vez que o rebanho do país indiano é de 322 milhões de cabeças (clique aqui).

Pois é, mas apesar de possuir o segundo maior rebanho do mundo, o Brasil é apenas o terceiro maior produtor de bezerros e bezerras, com 49,5 milhões de animais produzidos no País, segundo dados do USDA (clique aqui). O País perde, além da Índia, para a China quando o assunto é produção de bezerros e bezerras.

E de toda a carne bovina produzida no mundo em 2018, estimado em 62,87 milhões de toneladas, o Brasil participa com 15,75% desse total ou, 9,90 milhões de toneladas. O líder, claro, são os Estados Unidos com produção acima de 12,0 milhões de toneladas anuais (clique aqui) e único país a superar a casa dos 2 dígitos, pelo menos até o momento.

Com relação a exportação de carne bovina, o Brasil lidera o rank em termos de embarques, mas, quando se analisa os dados por faturamento, o País deixa de ser o primeiro exportador mundial (clique aqui).

E para finalizar, no que se refere ao consumo de carne bovina em termos absolutos, ou seja, em milhões de toneladas, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos e a China. Pois é, perdemos para a China em termos absolutos, pois embora o consumo percapita no país asiático seja bem inferior ao brasileiro (clique aqui), o consumo absoluto é grande. Não é à toa que a China é o maior importador de carne bovina do Brasil (clique aqui).

E por falar da posição do Brasil no mercado de pecuária de corte mundial, o Farmnews apresenta os dados do Cepea referentes a margem da cria e recria e engorda de bovinos de corte em 2018. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo