Mercado

Como está o mercado do milho e soja em setembro de 2018?

O mercado do milho acumula forte alta em 2018, mas perde força no início de setembro de 2018.

O fato é que as cotações do milho continuam registrando comportamentos diferentes dentre as praças acompanhadas pelo Cepea.

No interior paulista, a retração de compradores, que se mostram abastecidos, pressiona as cotações. Já nas regiões do Centro-Oeste e Sul do País, os valores estão em alta, influenciados pela posição recuada de vendedores.

De modo geral, os negócios no mercado do milho foram limitados na semana passada devido aos feriados nos Estados Unidos (Dia do Trabalho) e no Brasil (Independência da República). Quanto às exportações de milho, ganharam ritmo em agosto, mas ainda seguem inferiores às de 2017 – o que sinaliza que as vendas totais desta temporada não devem ser tão intensas quanto era esperado inicialmente.

Vale lembrar que em agosto de 2018, o Brasil exportou 2,89 milhões de toneladas de milho, volume 148% superior ao de julho, mas 45% menor que o de agosto de 2017, segundo a Secex. Clique aqui e saiba mais da exportação brasileira de milho!

No ano o mercado do milho acumula alta nos preços, segundo indicador Cepea/Esalq. A alta no ano, até o dia 6 de setembro, é de 20,3%. Por outro lado, na parcial de setembro o preço do milho apresenta leve queda de 1,1%.

Acompanhe - O Farmnews indica!

E por falar em mercado do milho, confira os dados da estimativa de produção de milho nos principais produtores mundiais na safra 2018/19. Clique aqui!

Deixando um pouco de lado o mercado do milho, as negociações envolvendo soja em grão e derivados seguem lentas no mercado doméstico, de acordo com pesquisadores do Cepea.

Atentos ao menor excedente interno, sojicultores estão retraídos para a venda do grão remanescente da safra 2017/18 e ainda mais cautelosos na comercialização da temporada 2018/19.

Essa retração vendedora foi intensificada após a divulgação da nova tabela de frete mínimo pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) – houve reajuste médio de 5%, depois da alta de 13% no preço do óleo diesel anunciada na semana anterior. Por outro lado, os negócios para exportação estão em ritmo mais intenso.

As tradings adquirem, ainda que pontualmente, volumes para completar cargas nos portos brasileiros. Esse cenário, somado ao câmbio elevado, sustentou os valores domésticos.

Veja que no acumulado de 2018, até a parcial do dia 6 de setembro, o preço da soja acumula alta acima de 30,0%. Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo