Mercado

Qual a participação da China no mercado mundial de carne bovina?

Em 2020 a China tem aumentado e, muito sua participação no mercado mundial de carne bovina.

Pois é, mesmo com os efeitos adversos da COVID-19, a demanda chinesa por carne bovina tem impulsionado os mercados mundiais, especialmente o brasileiro. Aliás, clique aqui e confira o aumento da participação da China na exportação de carne bovina do Brasil em 2020!

A Tabela a seguir apresenta dados da expectativa para o mercado mundial de carne bovina e chinês em 2020, confirme revisão do USDA em julho.

mercado mundial de carne bovina

O fato é que dentre os maiores rebanho e produtores mundiais de carne bovina, a China se destaca como o país com o terceiro maior estoque de bovinos do planeta, atrás apenas do Brasil e Estados Unidos. Com relação a produção de carne bovina, o país asiático fica atrás também da UE, assumindo a quarta posição no rank.

Além dos dados que mostram a participação da China no mercado mundial de carne bovina é importante destacar que o país é responsável por cerca de 30% de toda importação mundial do produto.

Vale destacar também que o consumo de carne bovina da China projetado para 2020, de 9,35 milhões de toneladas em equivalente carcaça é muito menor que a perspectiva de produção do país, de 6,78 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

E, claro, praticamente 16,0% de todo consumo de carne bovina do planeta vem da China. Pelo menos é isso que é o esperado para 2020, segundo dados do USDA revisados em julho. E, lembrando que em 2016 a participação da China no consumo mundial de carne bovina era de 12,2%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E sempre vale destacar que o ano de 2020 tem sido marcado por valores recordes da exportação de carne bovina do Brasil. Nesse aspecto, é importante ressaltar que a crescente demanda chinesa por carne bovina gera otimismo mas também um alerta para a pecuária de corte do Brasil. Clique aqui e confira!

E mudança de assunto, essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez. Clique aqui!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo