Mercado

Brasil ampliará dominância no mercado mundial de carne bovina

A expectativa do USDA é que na próxima década o Brasil seguirá expandindo sua dominância no mercado mundial de carne bovina.

Em 2018, o Brasil foi o maior exportador mundial de carne bovina, fornecendo cerca de 20% do total das exportações mundiais de carne bovina, superando a Índia, o segundo maior exportador, por 527.000 toneladas de equivalente em peso de carcaça.

Além disso, o USDA projeta que o Brasil continuará sua trajetória de crescimento das exportações para a próxima década, atingindo 2,9 milhões de toneladas, ou 23% do total das exportações mundiais de carne bovina, até 2028. O aumento da demanda mundial de carne bovina incentivou o aumento da produção. China e Hong Kong continuam sendo os dois principais destinos das exportações brasileiras de carne bovina, respondendo por 44% do total de remessas brasileiras de carne bovina em 2018. Clique aqui e confira dados da participação da China no mercado de exportação de carne bovina do Brasil.

O fato é que o Brasil deve ampliar de 20% para 23% a participação no mercado mercado mundial de carne bovina quando o assunto é exportação.

Vale lembrar que a China em 2012 suspendeu a proibição relacionada à encefalopatia espongiforme bovina (BSE) à carne brasileira e, desde então, tornou-se um importante importador. Com um aumento no número de frigoríficos do Brasil autorizados a exportar para a China (clique aqui), as exportações deverão aumentar ainda mais na próxima década. Em comparação com o Brasil, os Estados Unidos ocupam o quarto lugar nas exportações globais de carne bovina e representaram 14% do total das exportações de carne bovina em 2018.

E por falar no mercado mundial de carne bovina, o Farmnews atualiza os dados de produção do maiores produtores de carne bovina em 2020. Afinal, como deve evoluir a produção de carne bovina dos principais produtores mundiais em 2020?

O Farmnews apresenta também a evolução do estoque dos maiores rebanhos mundiais de bovinos e a perspectiva para 2020. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui para acessar o artigo completo, na versão original

Adaptado do USDA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo