milho disponível no mundo

Saiba quanto tem e terá de milho disponível no mundo.

No Farmnews, painel de  análise de mercado, Felipe Syuffi apresenta os últimos números de estoque final de milho no mundo e a perspectiva para a próxima safra (safra 16/17), segundo últimos dados da AMIS – Agricultural Market Information System. O objetivo aqui é mostrar a expectativa do quanto tem e terá de milho disponível no mundo.

A Figura abaixo apresenta o estoque final de milho na safra atual e a perspectiva para a próxima safra, comparando os dados anteriores e o último dado apresentado pela AMIS.

estoque finais de milho no mundo, em milhões de toneladas

A Figura acima destaca a previsão de queda dos estoques mundiais de milho na próxima safra (safra 16/17). A queda é de aproximadamente 12 milhões de toneladas frente a safra atual (safra 15/16).

Hoje tem cerca de 218,64 milhões de toneladas de milho disponível no mundo. Na próxima é esperado um valor menor, de 206,62 milhões de toneladas.

Em relação as estimativas anteriores, pouca coisa mudou. A AMIS aumentou ligeiramente o estoque final de milho na safra atual, de 218,36 para 218,64 milhões de toneladas. Já para a próxima safra a atualização dos dados mostra uma previsão de estoque final 0,3% menor (de 207,32 para os atuais 206,62 milhões de toneladas).

Por outro lado a taxa de disponibilidade de milho no mundo segue com as mesmas previsões. A AMIS estimava uma taxa de disponibilidade em relação ao uso estável, de 22%. Em outras palavras, o estoque previsto para a próxima safra (safra 16/17) representa 22% do consumo global de milho. Este é o maior patamar das últimas safras.

Como efeito de comparação, na safra 2012/13 os estoques mundiais de milho representavam 16% do consumo global, enquanto na safra 2016/17 é esperado que essa taxa de disponibilidade atinja 22%.

O estoque final projetado da safra 2016/17 (207 milhões de toneladas), apesar de inferior aos das duas safras anteriores, ainda é 30% superior ao observado na safra 2012/13, quando o estoque final daquela safra foi de 150 milhões de toneladas e 15% maior que o apurado na safra 2013/14 (184 milhões de toneladas).

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado pecuário e agrícola. Siga-nos pelo www.facebook.com/belogics e fique ligado às notícias diariamente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que fornece uma plataforma online de controle de rebanho e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

Saiba quanto tem e terá de milho disponível no mundo. was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!