milho

Comportamento de preços do milho e da inflação nos últimos anos

O Farmnews compara a variação acumulada nos preços do milho e um indicador de inflação no país (IGP-M).

A Figura abaixo destaca os dados da variação acumulada de preços do milho e do IGP-M, desde 2010.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima mostram que avaliando a variação acumulada dos preços do grão e da inflação, medida pelo IGP-M, desde 2010, o grão valorizou menos.

No acumulado do período o milho subiu cerca de 38,0%, enquanto o IGP-M apresentou alta de 57,2%.

Considerando o cenário atual o agricultor está em uma situação complicada devido a forte desvalorização recente dos preços da commodity, iniciada a partir de maio de 2016.

Essa queda tem favorecido uma melhor relação de troca para os pecuaristas, principalmente daqueles que tem a opção de colocar os animais para engorda no cocho.

Atualmente a relação de sacas de milho por arroba de boi gordo está em torno de 4,5 sacas, o que não acontecia desde o final de 2015.

Aliás, nesse mesmo período do ano passado (jul-16), o indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo estava abaixo de 4,0, valor bem inferior ao atual (clique aqui e saiba mais).

Vale lembrar destacar contudo que a volatilidade dos preços do grão foi bastante grande ao longo desse período, desde 2010. O milho chegou a valorizar mais de 160% (mai-16), quando atingiu o pico de preços dessa série, em valores nominais, de R$50,6 por saca.

Veja também como está o comportamento de preços do milho ao longo de 2017 e sua relação com os valores da soja, boi gordo e do bezerro (clique aqui).

O grão foi a commodity que mais caiu de preço até o momento, em 2017. A queda nas cotações em 2017 (até 19 de julho) atinge 30,0%.

O Farmnews apresenta os números que mostram a evolução da produção de milho no mundo e dos principais países produtores nos últimos anos, segundo dados do USDA (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Comportamento de preços do milho e da inflação nos últimos anos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!