Mercado

Estados Árabes e suas oportunidades para o agronegócio do Brasil

O Cepea destaca as oportunidades para o agronegócio do Brasil nos Estados Árabes.

A Liga Árabe (ou Estados Árabes) é uma organização de países árabes fundada em março de 1945 no Egito, com o objetivo de reforçar e coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre seus membros, assim como mediar disputas entre eles.

Atualmente, a Liga Árabe compreende 22 países da região do Oriente Médio e Norte da África, que possuem, juntos, uma população superior a 400 milhões.

Com população ainda jovem e taxa de natalidade acima das de países em desenvolvimento, a região necessita assegurar condições favoráveis à segurança alimentar (clique aqui), abrindo oportunidades para o agronegócio do Brasil.

Devido à posição geográfica, esses países têm condições de solo e clima que limitam a capacidade de produzir alimentos em quantidade suficiente para atender a toda a sua população, o que os torna dependentes da importação de alimentos.

E o Brasil aparece como um player importante no fornecimento de alimentos para os árabes, já que é um dos poucos em condições de aumentar a área plantada (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Esses 22 países árabes são grandes importadores de alimentos e bebidas – em 2017, as compras externas da Liga somaram 100 bilhões de dólares. A relação comercial com o Brasil tem se fortalecido nos últimos anos e, em 2017, a corrente de comércio do com os países da região foi da ordem de 20 bilhões de dólares. O Brasil faturou mais de US$13,5 bilhões com as exportações aos países Árabes, enquanto gastou 6,5 bilhões de dólares na importação de produtos da região.

Do total exportado pelo Brasil, mais de 70% das mercadorias são produtos do agronegócio, o que coloca a região na terceira posição entre os destinos mais importantes do setor, ficando atrás apenas da China (clique aqui) e da Europa. O açúcar e a carne se destacam na pauta de importações dos países da Liga Árabe, sendo que, juntos, representaram mais de 60% das importações de produtos brasileiros em 2017.

Ainda assim, há interesse da comunidade árabe em intensificar as compras de alimentos brasileiros. Com isso, há espaço para fomentar as vendas da grande maioria dos produtos em que o Brasil se destaca como grande grande exportador mundial, como no caso de frutas, além de café e cereais.

E por falar em oportunidades para o agronegócio do Brasil, clique aqui e confira que a exportação dos produtos do agro nacional seguem quebrando recordes!

Adaptado de Andréia Adami, pesquisadora da área de Macroeconomia do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo