Mercado

Preço da arroba do boi gordo alcança a inflação em setembro

No acumulado parcial de 2019, até setembro, o preço da arroba do boi gordo tem ganho em linha com a inflação.

Vale lembrar que até agosto de 2019 o preço do boi gordo acumulou alta abaixo da inflação medida pelo IGP-M e demais alternativas de investimento (clique aqui).

No entanto, com a valorização do boi gordo em setembro, a perda frente a inflação foi praticamente zerada na parcial de 2019.

Isso porque o IGP-M acumula alta de 4,1% entre janeiro e setembro de 2019 e o boi gordo, no mesmo período, alta de 4,0%, variando de uma média de R$152,2 por arroba em janeiro para R$158,3 por arroba em setembro.

Apesar de praticamente zerar a perda frente a inflação, o preço da arroba do boi gordo segue abaixo de alternativas de investimento, como o CDI que no ano, até setembro, acumula alta de 4,6%.

Vale lembrar que em 2019 o preço do bezerro tem apresentado uma valorização acima do boi gordo, o que tem diminuído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho e pressionado a margem da atividade, especialmente da recria engorda.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Inclusive, o Farmnews inclusive debateu sobre os principais fatores que afetam na rentabilidade da atividade de recria e engorda!

O fato é que apesar da valorização do preço da arroba do boi gordo, até mesmo alcançando o patamar recorde histórico no ano, o cenário tem sido de dificuldade para o pecuarista.

E por falar em viabilidade econômica da atividade, o Farmnews avalia o poder de compra do pecuarista, apresentando dados da relação de troca de boi gordo por sal mineral. Afinal, como evoluiu em 2019, até agosto, a relação de troca de arrobas de boi gordo por saca de sal mineral? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo