Mercado

Receita, embarques e preço da carne bovina exportada em abril

Em abril, todos os indicadores subiram na base anual de comparação, tanto receita, embarques e preço da carne bovina exportada.

Em abril de 2020 os embarques de carne bovina do Brasil somaram 116 mil toneladas, valor 2,9% maior que o observado em abril de 2019 (113 mil toneladas).

No acumulado parcial do ano, entre janeiro e abril de 2020, a exportação de carne bovina brasileira foi de 469,7 mil toneladas, valor 4,5% maior que o apurado no mesmo período de 2019.

Cabe ressaltar que o bom ritmo da exportação de carne bovina do Brasil em 2020 tem sustentado os valores domésticos do boi gordo na parcial do ano. Isso porque o preço do boi gordo ficou praticamente estável em abril de 2020 e no acumulado parcial do ano, embora o valor médio de 2020 esteja praticamente 30% acima dos patamares observados em 2019 devido, em grande parte, pelo crescimento da exportação de carne bovina do Brasil para a China.

E com relação ao preço da carne bovina exportada, o valor médio dos 4 meses, de janeiro a abril de 2020 de US$4,54 por kg, valor 21,1% maior que o praticado no mesmo intervalo de tempo de 2019.

E por falar em preço da carne bovina, vale destacar que o além da alta em dólares, em moeda nacional o valor tem alcançado patamares recorde, ajudado pela forte desvalorização do Real frente ao dólar. Clique aqui e confira a evolução dos preços da carne bovina exportada do Brasil em Reais.

As incertezas da COVID-19 persistem, mas a exportação de soja do Brasil apresentou o melhor mês da história em abril de 2020. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E nesse contexto de alta das vendas de carne bovina no mercado internacional, é importante destacar que as vendas externas agronegócio brasileiro como um todo tiveram um crescimento de 17,5% pela média diária nos 4 primeiros meses de 2020, comparado ao igual período de 2019, mesmo com os efeitos negativos da COVID-19. Clique aqui!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo