Preço da carne bovina

Preço da carne bovina e boi gordo, quem está na frente?

O Farmnews apresenta a variação de preços da carne bovina e do boi gordo. Afinal, como está o preço da carne bovina em relação ao boi gordo? Confira!

A Figura abaixo destaca a evolução de preços da carne bovina no atacado, conforme dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e do boi gordo segundo CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados do IEA e do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do IEA e do CEPEA/ESALQ

 

Os dados acima indicam uma recente queda nos preços dos cortes do traseiro com osso no atacado. Os cortes mais nobres da carne bovina caíram de preços nos últimos meses. Em janeiro de 2016 o preço médio do traseiro bovino com osso era negociado a R$12,6/kg, enquanto atualmente a R$10,2/kg. Uma queda de cerca de 20% no ano, até o momento.

Por outro lado, a ponta de agulha apresenta preços firmes ao longo de 2016. Os cortes tradicionalmente negociados a preços mais baixos mostram firmeza e pouca oscilação foi observada neste ano.

E o preço da carne bovina e o boi gordo, quem ganhou?

A variação acumulada dos preços do boi gordo, desde 2010, está em cerca de 112%, ou seja, entre o traseiro com osso e a ponta de agulha. O traseiro com osso acumula alta de 63%, enquanto a ponta de agulha a alta foi de 148%.

Desse modo, o boi gordo ganhou bem do traseiro com osso e perdeu feio da ponta de agulha.

O interessante, contudo, é avaliar que contribui para a manutenção de preços dos cortes do dianteiro em alta, representado pela ponta de agulha, um mercado de exportação de carne bovina do Brasil aquecido. Cabe lembrar que boa parte da carne bovina brasileira exportada são cortes do dianteiro e isso pressiona os preços desses cortes.

Desse modo, além da busca por cortes mais econômicos no mercado interno, a demanda externa contribui para esse cenário de preços elevados da ponta de agulha.

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado pecuário brasileiro. Siga-nos pelo http://www.facebook.com/farmlogics.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente online para gestão de pecuária de corte, em sistema de pasto e no regime confinado. Acesse e saiba mais!

Preço da carne bovina e boi gordo, quem está na frente? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!