Mercado

Preço da soja e seus derivados seguem firmes em 2018

O preço da soja e seus derivados segue em alta em 2018 no País!

Os preços do complexo soja estão em alta no mercado brasileiro, devido à quebra na produção argentina, à firme demanda externa pela oleaginosa nacional e à maior procura doméstica por farelo de soja.

No acumulado de março, o indicador Cepea (base  Paranaguá – PR) subiu 0,8% frente ao valor de fechamento de fevereiro (R$78,3/saca), uma vez que o preço da soja no dia 13 de março foi cotado a R$79,0/saca.

No ano de 2018 a alta no preço da soja acumula 9,2% até o dia 13 de março. A Figura a seguir ilustra o comportamento diário do preço da soja ao longo de 2018, segundo dados do Cepea.

 

preço da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Já a Figura abaixo ilustra o comportamento diário do preço da soja desde 2016, em valores nominais.

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Segundo dados do USDA, a produção na Argentina está estimada em 47 milhões de toneladas, expressivos 18,7% inferior à projeção anterior e o menor volume desde a temporada 2011/12.

Aliás, clique aqui e saiba mais dos efeitos na seca na Argentina e o reflexo positivo nos preços dos grãos (clique aqui).

Quanto à produção brasileira, o USDA indica 113 milhões de toneladas, apenas 0,96% abaixo da safra passada, que foi recorde. Esses números estão próximos aos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que indica produção nacional de 113,02 milhões de toneladas, 1,31% maior que a estimada em fevereiro e a segunda maior safra da história, caso se confirme.

Mesmo com o aumento na produção, tanto o USDA como a Conab indicam aumento nas exportações de soja em grão, resultando em diminuição nos estoques de passagem.

Clique aqui e confira as previsões de produção e estoque de soja no Brasil e nos principais produtores mundiais.

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo