preço da soja

Preço da soja cai mais de 10% em outubro de 2018!

A queda no preço da soja, a exemplo do milho, se intensifica em outubro de 2018 e no acumulado do mês supera os 10%.

Vale destacar também que enquanto os Estados Unidos intensificam a colheita de soja, favorecidos pelo clima, no Brasil e na Argentina produtores avançam com o plantio, segundo informações do Cepea.

No Paraná, as atividades estão mais adiantadas, seguido por Mato Grosso. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o semeio ainda está no início. Além de a janela de semeio ser mais tarde nestes dois últimos estados, as frequentes precipitações têm impedido os trabalhos de campo.

Quanto aos preços, entre 19 e 29 de outubro, o indicador Cepea/Esalq da soja Paranaguá (PR) recuou 6,4%, a R$85,53 por saca de 60 kg. No acumulado do mês de outubro, até o dia 29, o preço da soja apresenta queda de 10,6%. No ano, por sua vez, a oleagionosa segue acumulando alta de 18,1%.

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preço diário da soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR), ao longo de 2018, até o dia 29 de outubro.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Aliás, clique aqui e confira a variação de preços das commodities agrícolas, milho, soja, boi gordo e bezerro ao longo de 2018, até a parcial de outubro!

O custo de produzir milho e soja na safra 2018/19 deve ser maior devido ao efeito da desvalorização do Real e do frete.

O fato é que o efeito desfavorável do câmbio, com a desvalorização do Real frente ao dólar em 2018 (clique aqui) e o frete devem impactar nos preços dos insumos agrícolas e, por consequência, no custo de produzir milho e soja na safra 2018/19. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Apesar de o segundo semestre não ser janela de exportação de soja do Brasil, os embarques estão a todo vapor. Apenas nas duas primeiras semanas de outubro, o Brasil enviou ao mercado internacional 2,61 milhões de toneladas de soja, segundo a Secex, o maior volume já exportado para o período, considerando-se os meses de outubro de anos anteriores. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preço da soja cai mais de 10% em outubro de 2018! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!