Mercado

Preço da soja renova recorde e acumula forte alta em 2020

O preço da soja em grão atingiu novo patamar recorde nominal ao longo de abril de 2020, de acordo com pesquisas do Cepea.

Esse movimento de alta está atrelado à significativa elevação do dólar frente ao Real, que segue favorecendo as exportações brasileiras do agronegócio.

A exportação de soja do Brasil tem apresentado recuperação em 2020, mesmo as incertezas relacionadas a COVID-19 na economia mundial. Clique aqui e saiba mais do assunto! E nesse aspecto, a China, nos 3 primeiros meses de 2020, apresentou o maior volume de compra de soja do Brasil (clique aqui).

Diante da firme demanda externa e dos preços atrativos aos vendedores, o volume comercializado da safra 2019/20 no Brasil já está em cerca de 80% e da 2020/21, em aproximadamente 20% – quantidades recordes em comparação a esses mesmos períodos de anos anteriores, segundo agentes consultados pelo Cepea.  

Com isso, o indicador Cepea da soja Paranaguá (PR) registrou significativa alta de 4,9% no acumulado de abril, fechando a R$ 106,16 por saca de 60kg no dia 24.  Na parcial do ano, até o dia 24 de abril, o preço da soja (Paranaguá-PR) acumula alta de 20,5%, uma vez que iniciou o ano cotado a R$88,08 por saca.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço da soja, segundo indicador Cepea, base Paranaguá-PR, entre o início de 2020 e a parcial de abril (24), em valor nominal.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço da soja
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E vale destacar que ao contrário da soja, o preço do milho, após alcançar valor recorde histórico, passa a acumular queda na parcial de 2020. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews apresenta os dados de produção dos principais países produtores de soja para a safra 2019/20. Pois é, o USDA revisou em abril de 2020 os dados esperados de produção de soja no mundo e entre os principais produtores países na safra 2019/20. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo