preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação

Preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação desde 1998!

O Farmnews apresenta os preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação, em termos médios, nos últimos 20 anos.

Aliás, o Farmnews destacou a variação anual de preços do boi gordo em valores nominais (clique aqui). E agora vamos fazer a mesma análise considerando os preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação (IGP-M).

A Tabela abaixo destaca os dados de preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação nas últimas 2 décadas, ou seja, desde 1998.

No acumulado dos últimos 20 anos, ou seja, de 1998 a 2017, os preços do boi gordo corrigidos pela inflação valorizaram 20,8%. Isso quer dizer que os preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação subiram 20,8% acima do IGP-M no período.

Lembrando que em termos nominais, ou seja, desconsiderando a inflação, os preços anuais do boi gordo acumularam alta de mais de 400% nos últimos 20 anos, enquanto quando considerada a inflação no período, o ganho real foi de 20,8%.

Contudo, é importante destacar que nos últimos 2 anos, 2016 e 2017, os preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação caíram, indicando que a queda foi maior que a da inflação medida pelo IGP-M.

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação, medida pelo IGP-M.

 

preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.

O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços anuais do boi gordo corrigidos pela inflação desde 1998! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!