Mercado

Preços corrigidos da arroba do boi entre 2010 e 2019

O Farmnews apresenta os dados de preços corrigidos da arroba do boi gordo, média anual, entre 2010 e 2019.

Afinal, como se comportaram os preços médios anuais do boi gordo, em valores nominais e corrigidos ao longo dos últimos 10 anos?

A Tabela a seguir apresenta os dados médios anuais dos preços corrigidos e nominais da arroba do boi gordo, segundo indicador Cepea, entre os anos de 2010 a 2019.

preços corrigidos da arroba

Embora o ano de 2019 tenha sido recorde histórico em termos de preços, a alta aconteceu principalmente nos 3 últimos meses do ano, o que contribuiu para uma média anual com uma valorização mais modesta.

Pois é apesar do preço do boi gordo alcançar valores muito acima de R$200 por arroba, a média anual ficou em R$163,3, valor 13,3% acima da média observada em 2018, em valor nominal.

Ao longo de 10 anos em 2 oportunidades o preço do boi gordo caiu em relação ao ano anterior. Isso aconteceu nos anos de 2012 e 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E vale destacar que considerando os preços corrigidos do boi gordo pelo IGP-M, a média de 2019 ficou abaixo dos valores apurados nos anos de 2014 a 2016.

O fato é que apesar dos valores em 2019 tenha alcançado picos relevantes de preços, a média do ano segue com pequena variação frente aos anos anteriores.

Apesar da alta acontecer nos últimos 3 meses do ano (clique aqui), vamos comparar o ganho acumulado do boi gordo ao longo de todo ano de 2019 com as demais commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews e algumas das principais alternativas de investimento no mercado. Clique aqui e confira!

E cabe ressaltar que a baixa oferta de animais para abate e a possível continuidade da demanda internacional aquecida deve manter firme o preço da arroba em 2020, conforme revela o Cepea. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo