Mercado

Preços corrigidos da soja de janeiro de 2010 a junho de 2018

O Farmnews apresenta o comportamento dos preços corrigidos da soja nos últimos anos, de janeiro de 2010 a junho de 2018.

A Figura a seguir ilustra a evolução dos preços corrigidos da soja, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR), deflacionados pelo IGP-M. Vale lembrar que a média de preços de junho foi avaliada considerando os dados até o dia 22.

 

preços corrigidos da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Com exceção do descolamento para cima dos preços corrigido da soja no ano de 2012, os valores dos grãos seguem sem grandes picos de altas e baixas desde então. Vale destacar também que desde 2012 os preços corrigidos da soja não atingem o valor de R$100 por saca, embora em junho de 2016 tenha ficado próximo desde patamar.

Pois é, os dados dos preços corrigidos da soja ao longo desta série de tempo iniciada em 2010 revelam o momento a recuperação de preços da oleaginosa observada a partir de 2017. O movimento de alta nos preços corrigidos da soja iniciada em 2017 pode ser melhor visualizada na Figura a seguir.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

preços corrigidos da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

O fato é que os preços corrigidos da soja em 2018 seguem acima dos valores observados no mesmo período de 2017, com exceção apenas ao mês de janeiro. Claro, isso considerando a parcial de janeiro a junho até o momento.

O Farmnews atualiza o comportamento mensal dos preços corrigidos do bezerro ao longo dos últimos anos, desde 2010. Clique aqui!

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967. O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo