preços da soja

Preços da soja iniciam fevereiro pressionados

Os preços da soja seguem pressionados em fevereiro de 2018, com avanço da colheita nas principais regiões produtoras do País.

O clima favoreceu a colheita de soja em muitas regiões brasileiras na segunda quinzena de janeiro, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo – as atividades também foram iniciadas em Goiás, Minas Gerais (áreas precoces) e nas regiões norte e oeste do Paraná.

Com isso, os preços da soja recuaram, fazendo com que o valor médio de janeiro ficasse mais de 3,0% abaixo do observado em dezembro de 2017.

Segundo pesquisadores do Cepea, a queda nos preços da soja no mercado interno se deve também à desvalorização do dólar frente ao Real, cenário que retraiu os produtores e limitou as exportações.

A Figura a seguir ilustra os preços da soja em termos médios mensais, segundo dados do Cepea/Esalq (Paranaguá).

 

preços da soja

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Quanto ao ritmo de comercialização, as negociações seguem pontuais, com cautela tanto do lado comprador quanto do vendedor. Além disso, conforme a colheita avança, agentes dão prioridade ao cumprimento de contratos.

Mesmo assim, deve haver maior interesse de venda nas próximas semanas, para pagamento das despesas de colheita. Os dados da Figura acima destacam que, considerando as médias de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, houve queda de 3,2% para o indicador Cepea/Esalq.

O Farmnews apresenta os dados de exportação de milho e soja do Brasil em janeiro de 2018 e compara com os valores observados no mês anterior e no mesmo período do ano passado. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que a exportação de soja do Brasil em 2017 foi recorde histórico (clique aqui) e os dados de 2018 já começam bastante superiores aos apurados no mesmo período do ano passado. Isso aumenta a expectativa de novo recorde para 2018.

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços da soja iniciam fevereiro pressionados was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!