preços da soja

Preços da soja encerram março no maior patamar de 2018

Os preços da soja voltaram a subir neste final de março de 2018.

O aumento dos preços da soja esteve atrelado especialmente à recente valorização do dólar frente ao Real.

Além disso, produtores, após terem “feito caixa” nas duas últimas semanas, estão retraídos das vendas de grandes lotes, fazendo com que compradores paguem mais pela oleaginosa.

A firme demanda externa, especialmente da China (pelo grão) e da Coreia do Sul (para o farelo), também deu suporte aos prêmios de exportação e, consequentemente, aos valores domésticos.

E por falar em exportação, clique aqui e confira os números da venda de soja do Brasil para o exterior em 2018!

No porto de Paranaguá (PR), o valor médio do indicador Cepea/Esalq da soja em março superou em 6,25% o de fevereiro. A Figura a seguir ilustra o comportamento diário dos preços da soja ao longo dos 3 primeiros meses de 2018.

 

preços da soja

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No acumulado do ano, os preços da soja acumulam alta de 11,05%, encerrando o mês de março de 2018 a R$80,40 por saca.

Ao longo do 1 trimestre de 2018 a soja oscilou entre uma queda de 1,85% em janeiro e uma alta de 11,26% no final de março.

O fato é que os preços dos grãos seguem em forte alta neste 1° trimestre de 2018. A exemplo dos preços da soja, o milho segue acumulando forte alta no ano (clique aqui).

Ao contrário dos preços do grão, o mercado pecuário mantém a trajetória de estabilidade. E como o boi gordo segue sem grande oscilação de preço, o poder de compra do pecuarista quando o assunto é a troca por grãos está em queda. Isso aumenta o receio de que a engorda confinada não seja rentável este ano. Em fevereiro de 2018 os custos da engorda confinada já mostram sinais de aumento (clique aqui).

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços da soja encerram março no maior patamar de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!