preços da soja

Demanda externa e menor intenção de venda impulsiona preços da soja

Os preços da soja e de seus derivados subiram no Brasil em setembro de 2017.

Segundo pesquisadores do Cepea, as altas estão atreladas à retração de produtores do mercado, devido às incertezas quanto à produtividade norte-americana e ao baixo volume de precipitações em regiões produtoras do País.

Além disso, a forte demanda externa pela oleaginosa brasileira também impulsionou as cotações. Até o dia 22 de setembro, segundo dados da Secex, o Brasil havia exportado mais que o dobro da quantidade embarcada no mesmo mês de 2016.

Considerando-se apenas os meses de setembro, o volume enviado ao exterior neste ano foi o maior desde 2002, quando atingiu recorde para o período.

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços da soja, segundo indicador Cepea/Esalq, no mês de setembro de 2017 apenas.

 

preços da soja

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Em setembro os preços da soja acumulam alta de 1,8%, uma vez que o grão iniciou o mês cotado a R$69,44 por saca e encerrou o período cotado a R$70,72 por saca.

No ano, por sua vez, os preços da soja seguem em queda e acumulam perdas de 8,2% até o momento (29-set).

Comparado com os preços do milho, a soja segue em vantagem no ano. Isso porque os preços da soja acumulam queda de 8,2%, enquanto a queda do milho está em torno de 22%.

A boa notícia fica para os pecuaristas que engordam os animais em sistema intensivo, que tem os custos de alimentação em queda.

Veja também os últimos dados da previsão de estoque e produção de soja no Brasil e no mundo, segundo USDA. Clique aqui!

O Farmnews apresenta os preços históricos da soja no Brasil, em termos médios anuais, desde 2007 (clique aqui). O Farmnews destaca também para a projeção da produção de grãos no Brasil e da respectiva área agrícola nos próximos 10 anos (clique aqui e saiba mais).

Adaptado do Cepea/Esalq

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Demanda externa e menor intenção de venda impulsiona preços da soja was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!