Mercado

Como evoluíram os preços das commodities agrícolas, de 2007 a 2018?

O Farmnews destaca para a evolução da variação de preços das commodities agrícolas (boi gordo, bezerro, milho e soja), desde 2007.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, em valores nominais, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2007 a parcial de julho de 2018 (até o dia 18).

 

preços das commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

E avaliando o comportamento de preços das commodities agrícolas destacadas acima, o bezerro foi o que apresentou a maior alta de preços, de 2007 a parcial de julho de 2018. O bezerro, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Mato Grosso do Sul) acumula valorização de 189,3% no período.

Pois é, e a alta dos preços do bezerro é acompanhada da valorização do boi gordo  que fica logo atrás na posição, mas um pouco distante em termos de ganhos, já que acumula valorização de 168,1% no período. Pois é, essa maior alta de preços do bezerro frente ao boi gordo ao longo dos últimos anos justifica a queda na relação de troca de bezerros por boi gordo discutida no Farmnews (clique aqui).

E o milho e a soja ficaram atrás dos preços do mercado pecuário no longo prazo. Apesar de em 2018 tanto o milho quanto a soja acumularem alta acima dos preços do boi gordo e do bezerro (clique aqui), no longo prazo o cenário é outro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR) acumula alta de 159,2% de 2007 a parcial de 2018, valor bastante acima dos ganhos acumulados do milho no período, de apenas 49,7%.

O Farmnews está iniciando um novo espaço, dedicado à análise do mercado futuro do boi gordo e do milho. É o Farmnews Futuros!

Muitos dos nossos leitores nos apresentaram a necessidade de ficar mais bem informado com relação ao mercado futuro das commodities agrícolas, especialmente do mercado futuro do boi gordo e do milho. E visando atender essa solicitação, criamos esse espaço e iremos passo a passo evoluir nas análises e estudos dedicados ao mercado futuro do boi gordo e do milho. Confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo