Mercado

Comportamento de preços das commodities agrícolas, de 2009 a 2018

O Farmnews apresenta o comportamento de preços das commodities agrícolas na última década, de 2009 a 2018.

Afinal de contas, qual das commodities agrícolas acumularam a maior alta entre janeiro de 2009 a novembro de 2018, o boi gordo, bezerro, milho ou a soja?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2009 a novembro de 2018.

 

preços das commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

No período entre janeiro de 2009 a novembro de 2018, dentre o comportamento de preços das commodities agrícolas avaliadas, o destaque fica para o bezerro.

Isso porque o preço do bezerro, avaliado em Reais por arroba (indicador Cepea/Esalq base Mato Grosso do Sul), acumulou alta de 86,8% no período, valor superior a alta acumulada do boi gordo na mesma base de comparação (78,2%).

A soja (base Paranaguá – PR) e o milho foram as commodities que apresentaram a menor valorização acumulada entre os meses de 2009 a 2018. No caso da oleaginosa, a alta foi de 64,7%, enquanto para o milho o ganho foi de 56,7%. 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar que entre janeiro de 2009 a novembro de 2018 a inflação medida pelo IGP-M acumulou alta de 74,6%. Desse modo, dentre as commodities agrícolas avaliadas, apenas o bezerro e o boi gordo apresentaram valorização acima da inflação no período. Já a soja e o milho ficaram com alta de preços abaixo do IGP-M.

O Farmnews destaca o comportamento de preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, em novembro de 2018 e ao longo de 2018. Afinal, qual dessas commodities agrícolas apresentou a maior valorização de preços em novembro  e no acumulado do ano de 2018. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo