export_milho

Preços de milho e sua exportação na última década

No Farmnews de hoje vamos aprofundar a discussão sobre as causas da variação de preços de milho, incluindo os dados de exportação do Brasil na última década.

Na semana passada falamos sobre o comportamento dos preços de milho ano a ano, e a principal observação foi que nos primeiros 4 meses de 2016 esses valores atingiram patamares recordes em valores nominais segundo indicador CEPEA/ESALQ.

A primeira Figura abaixo expressa esse comportamento de preços de milho nos últimos 10 anos, ressaltando o descolamento de valores, para cima, observado em 2016. O preço médio nominal da saca de milho apurado desde 2006 é de R$26,0, enquanto os valores atuais atingem patamares próximos dos R$50,0 por saca.

 

Gráfico de preço de milho e sua evolução crescente na última década

Fonte: Preços de milho adaptado da base de dados do CEPEA/ESALQ

 

Para pontuar os motivos dessa variação, pode-se começar pela análise de um grande fator que influencia diretamente nesses preços de milho, que é a sua taxa de exportação do Brasil.

A Figura abaixo apresenta o volume de exportação de milho do Brasil, em toneladas, desde abr-06, ou seja, nos últimos 10 anos.

 

gráfico de dados de exportação de milho do Brasil em toneladas

Fonte: Dados de exportação de milho adaptados do SECEX (Secretaria de Comércio Exterior)

 

De acordo com os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) na figura acima, com o passar das safras a exportação de milho vem aumentando de modo contínuo e significativo. Desde julho de 2015 até agora houve um aumento mais intenso na quantidade de milho exportado.

No mês de fevereiro de 2015, por exemplo, foram exportadas 1,1 milhão de toneladas de milho; já em fevereiro desse ano foram exportadas 5,3 milhões de toneladas, representando uma variação de mais de 300% na comparação anual.

Esse grande volume foi alavancado principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar, como podemos analisar pela figura abaixo.

 

Gráfico de preços de milho e taxa de venda nos últimos 10 anos em reais

 

Nesse caso, a taxa de câmbio não deixa dúvidas que foi um forte componente que impulsionou a demanda externa pelo milho brasileiro, tornando preço do grão mais competitivo no mercado internacional e pressionando por uma maior procura externa.

Na próxima semana iremos abordar outros temas relacionados ao mercado agrícola e suas consequências para o mercado pecuário. Fique atento, cadastre-se e mantenha-se informado com a Farmnews!

A Farmnews é uma parceria com a Farmlogics que disponibiliza recursos de controle online de rebanho e recursos de gestão de informação na fazenda de pecuária de corte. Acesse, cadastre-se e saiba mais!

Preços de milho e sua exportação na última década was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!