Mercado

Pressão negativa nos preços do boi gordo em setembro

O Farmnews destaca para o comportamento de preços do boi gordo em setembro de 2017.

O cenário de forte recuperação nos preços do boi gordo observado em agosto não é a realidade atual em setembro.

Destacamos inclusive que a alta do boi gordo em agosto de 2017 foi a maior para o mês da série histórica do Cepea, iniciada em 1997 (clique aqui e saiba mais).

Já havíamos sinalizado na semana passada (em artigo de 16 de setembro) que o mercado do boi gordo estava em compasso de espera diante dos recentes acontecimentos relacionados a JBS que, inclusive, interrompeu suas compras de gado.

De qualquer modo, na ocasião, destacamos que a expectativa era de de que a retomada às compras deveria acontecer em breve e nada de muito anormal deve interferir no mercado. Pelo menos esse seria o cenários mais provável, a exemplo do que houve no primeiro semestre após eventos negativos como a Operação Carne Fraca e o próprio acordo de leniência dos irmãos Batista (clique aqui).

No início dessa semana (a partir do dia 18), contudo, os frigoríficos voltaram as compras reduzindo sua oferta de preços. Com isso, houve queda nos preços do boi gordo.

Nos últimos dias de setembro os preços do boi gordo tem mostrado sinais de fraqueza e recuo nos valores praticados. Mas isso talvez seja mais creditado a atual fragilidade do mercado interno.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços do boi gordo ao longo de 2017, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A cotação do boi gordo no dia 19 de setembro (dia que escrevemos essa matéria), era 2,9% menor que a máxima observada para o mês desde então (dia 8, R$145,84/@).

No mês, os preços do boi gordo acumulam queda de 1,0% (até o dia 19) em relação ao valor de fechamento do mês de agosto de 2017. Comparado ao preço de encerramento de 2016, o valor praticado no dia 19 de setembro acumula queda de 5,3%.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo