preços do milho

Preços do milho com comportamento distinto em novembro!

Os preços do milho apresentaram comportamentos distintos entre as praças acompanhadas pelo Cepea no início da segunda quinzena de novembro.

Enquanto as cotações no interior paulista registraram ligeira queda, os preços do milho subiram na região Centro-Oeste.

Segundo colaboradores do Cepea, compradores paulistas têm procurado efetivar novos negócios com vendedores do Centro-Oeste, onde a oferta do cereal é mais abundante neste período do ano, limitando o movimento de alta.

Vale destacar que muitas compras foram antecipadas, devido ao feriado de Proclamação da República, no dia 15 de novembro, diminuindo ainda mais o ritmo de negociação na segunda metade do período.

Na região de Campinas (SP), referência do Indicador Cepea/Esalq, a ausência de compradores no mercado e a maior entrada de lotes de outas localidades pressionaram os valores internos.

A Figura abaixo ilustra o comportamento diário dos preços do milho ao longo de 2017.

 

preços do milho

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Já a Figura a seguir destaca os preços do milho, em valores médios mensais em 2017, lembrando que os dados de novembro são parciais (até 16).

 

preços do milho

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Apesar da queda nos últimos dias de novembro, a média mensal segue em alta desde agosto. É importante destacar também que a média parcial de novembro é inferior apenas que o valor apurado nos 3 primeiros meses do ano.

O Farmnews apresenta os dados da produção mundial de milho dos principais produtores, desde o ano 2000. Clique aqui e confira os dados!

E com relação a soja, após o início tardio dos trabalhos de campo, o semeio seguiu em ritmo acelerado no Brasil e na Argentina nos últimos dias, favorecido pelas condições climáticas.

Conforme colaboradores do Cepea, compradores aguardam novas definições de área e desenvolvimento das lavouras, se retraindo das negociações. Com isso, as cotações da soja recuaram no Brasil e nos Estados Unidos na última semana.

No mercado interno, porém, a queda foi limitada pela valorização do dólar frente ao Real e por preocupações quanto à possível ocorrência do fenômeno La Niña, que pode resultar em baixas precipitações no início de 2018, período crítico de desenvolvimento do grão no Brasil.

O Farmnews atualiza as estimativas da produção de soja por país produtor, em novembro de 2017.

Os dados se referem a estimativa da produção de soja por país na próxima safra (safra 2017/18), segundo dados do USDA. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Preços do milho com comportamento distinto em novembro! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!