Mercado

Preços do milho sobem com risco de queda de produtividade em 2018

Os preços do milho acumulam forte alta no acumulado de 2018, até a parcial de maio!

As preocupações quanto à produtividade das lavouras de segunda safra de milho seguem elevando os preços internos do cereal. Conforme colaboradores do Cepea, apesar das chuvas pontuais registradas em algumas regiões do Centro-Sul nos últimos dias, o volume foi considerado baixo para recuperar o potencial produtivo das lavouras.

Aliás, o Farmnews destacou que a estimativa da safra de milho no País em 2018 é reduzida pela seca. Com os ajustes nas estimativas de produção da safra de verão e da “safrinha”, a produção brasileira de milho na safra 2017/18 deverá alcançar cerca de 79,00 milhões de toneladas, 26,7% abaixo das 107,90 milhões de toneladas do ciclo anterior. Clique aqui e saiba mais!

Assim, incertos quanto à oferta de milho nos próximos meses, produtores estão retraídos do mercado, sustentando o movimento de alta dos preços do grão. A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços do milho, em valores nominais, ao longo de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

preços do milho
Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que no acumulado ano, até o dia 18 de maio, os preços do milho acumulam alta de 26,2%, sendo cotados a R$42,61 por saca no dia 18. E no acumulado do mês de maio, o grão tem alta de 8,1% em relação ao preços de fechamento de abril.

A forte valorização do dólar neste mês também tem influenciado as altas dos preços internos. Desde o início de maio, a moeda norte-americana se valorizou 6,7% e, na parcial deste ano, 13,1%, atingindo R$ 3,74 no dia 18. E por falar em desvalorização do Real frente ao dólar, clique aqui e confira a evolução do câmbio ao longo dos últimos anos.

O Farmnews apresenta os dados que revelam a expectativa do rank e participação dos maiores exportadores mundiais de milho para a safra 2017/18. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo