Mercado

Preços do óleo de soja no Brasil e EUA em alta

Os preços do óleo de soja subiram com força nos Estados Unidos e no Brasil na primeira quinzena de setembro de 2017.

Os preços do óleo de soja registraram as maiores médias mensais do ano desde janeiro, em termos nominais, em ambos os países.

No Brasil, a tonelada do derivado teve média de R$2.724,52 (posto na cidade de São Paulo com 12% de ICMS) no período, alta de 3,3% frente à média de agosto.

Segundo pesquisadores do Cepea, as valorizações do derivado estão atreladas às expectativas de aumento de demanda nos Estados Unidos e no Brasil, uma vez que a União Europeia deve reduzir significativamente as tarifas por antidumping impostas à importação do biodiesel da Argentina em 2013.

Assim, agentes de mercado esperam que a disponibilidade do óleo de soja argentino para exportação diminua (o país sul-americano é o maior fornecedor mundial de óleo e farelo de soja), o que pode redirecionar importadores do derivado para os mercados norte-americano e brasileiro.

O Farmnews apresenta os preços históricos da soja no Brasil, em termos médios anuais, desde 2007 (clique aqui e saiba mais).

No acumulado desde 2007 o milho acumula valorização de 90,0% (até 15 de setembro de 2017). Essa valorização acumulada chegou a atingir, no momento, 118,9% no ano passado (2016).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados que mostram a importância dos maiores importadores de soja do Brasil entre janeiro e agosto de 2017 (clique aqui).

O Farmnews apresenta os dados de exportação de soja do Brasil em agosto de 2017 e os compara com os números do mês e ano anteriores (clique aqui). O Farmnews destaca também para a projeção da produção de grãos no Brasil e da respectiva área agrícola nos próximos 10 anos (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Cepea

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo