preços históricos do boi gordo

Preços históricos do boi gordo nos últimos 50 anos

O Farmnews apresenta os preços históricos do boi gordo, média nacional, desde 1967.

Os valores foram calculados pelo Farmnews utilizando a base de dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e do CEPEA-ESALQ e corrigidos pela inflação segundo indicador IGP-DI.

O objetivo é apresentar ao leitor do Farmnews o valor presente do boi gordo ao longo desses 50 anos de história, ou seja, no valor de hoje, o quanto valia o boi de 1967 para cá. Veja Figura abaixo:

Fonte: Dados de FGV-Dados e CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do IEA e CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

Os dados que apresentam os preços históricos do boi gordo são fonte de muita informação e muitas delas iremos deixar para nossos leitores comentarem.

Por isso, deixe seu comentário e participe conosco dessa discussão!

Destacaremos aqui apenas a principal informação que o Farmnews julga relevante.

Os dados revelam a perda de margem do pecuarista ao longo dos últimos 50 anos. Quando comentamos que a pecuária esta com margens de lucro mais deprimida, não é a toa!

Claro, os dados acima não falam de margem de lucro e sim de preços corrigidos. Mas cabe lembrar que o boi gordo chegou a valer mais de R$350 por @ na década de 70 e 80, a valor de hoje e atualmente está menos da metade deste valor.

Vários aspectos podem justificar a grande amplitude na variação desses preços, tais como: os momentos político e econômico no Brasil e no mundo, a abertura dos mercados (importação e exportação), dentre outros.  Entretanto, fica claro a perda de margem e podemos concluir que a pecuária de corte ficou mais competitiva.

O Farmnews apresenta também a evolução do rebanho mundial de bovinos desde 1995, segundo dados do USDA. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços históricos do boi gordo nos últimos 50 anos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!