preços mensais da soja

Preços mensais da soja em 2018 e anos anteriores!

O Farmnews apresenta os preços mensais da soja ao longo dos 4 primeiros meses de 2018 e os comparam com os valores observados nos anos anteriores.

Os valores de farelo e óleo de soja subiram nos últimos dias de abril de 2018, enquanto no caso do grão, por outro lado, as cotações registraram leve queda.

Apesar da queda, os preços do grão acumulam alta de 18,2% no ano, até o dia 23 de abril. A Figura abaixo ilustra a evolução diária dos preços da soja (indicador Cepea/Esalq, Paranaguá – PR).

 

preços mensais da soja

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Já a Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços mensais da soja, em valores nominais, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR), de janeiro de 2010 a parcial de abril de 2018 (até o dia 23).

 

preços mensais da soja

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os preços mensais da soja, em valores nominais, estão nos patamares mais elevados para o período (março e abril de 2018) ao longo da série histórica.

A parcial de abril de 2018 (R$85,1/sc.) está 29,3% maior que a observada no mesmo período de 2017 (abr-17, R$65,8/sc.).

Pesquisadores do Cepea afirmam que o aumento nos preços dos derivados da soja está atrelado às expectativas das indústrias brasileiras de ganhar maior fatia na comercialização internacional desses produtos, devido à quebra na safra de soja na Argentina (maior exportador mundial de farelo e óleo de soja). Clique aqui e saiba mais sobre a questão da seca na Argentina!

A valorização do farelo e do óleo no Brasil, no entanto, acabou limitada pela menor demanda interna. Para o farelo, consumidores domésticos indicam ter estoques curtos, mas preferem comprar o insumo aos poucos, porque muitos suinocultores e avicultores estão com margens reduzidas e/ou negativas (clique aqui).

Quanto ao óleo, as compras do segmento de biodiesel estão enfraquecidas. Neste caso, verifica-se disparidade entre os valores de compra e de venda, mas, no geral, os fechamentos ocorrem nos patamares ofertados pela indústria. Em relação à soja em grão, por sua vez, os preços recuaram devido à maior oferta no Brasil, da queda internacional e da recente desvalorização do dólar frente ao Real.

E por falar em preços mensais da soja, como estão os preços mensais do milho no Brasil em 2018 e em relação aos anos anteriores? Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços mensais da soja em 2018 e anos anteriores! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!