principais compradores de soja

Principais compradores de soja do Brasil em fevereiro de 2018

O Farmnews apresenta os principais compradores de soja do Brasil em fevereiro de 2018.

Vale lembrar que os dados da exportação de soja em grãos do Brasil caíram em fevereiro de 2018, na base anual de comparação (clique aqui). O fato é que a exportação de soja em grão do Brasil caiu 18,4% em volume de embarques e 22,1% em faturamento quando comparado a fevereiro de 2017.

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, dos principais compradores de soja do Brasil em fevereiro de 2018 e no mesmo período do ano passado (fev-17), segundo dados do MDIC.

principais compradores de soja

A China é o maior dentre os principais compradores de soja do Brasil, cerca de 7 vezes à frente da Espanha, segundo maior comprador do grão brasileiro.


Contudo, é importante destacar que as compras chinesas caíram em fevereiro de 2018 frente as compras observadas no mesmo período do ano passado. A queda passa de 20%.

O destaque no mês de fevereiro fica para o Reino Unido, que dobraram as compras de soja do Brasil, passando de US$19,0 milhões para US$38,4 milhões.

É igualmente importante destacar que em fevereiro de 2018 países que não compraram soja do Brasil em valor significativo, em fevereiro de 2017, voltaram as compras. Esses países foram: Turquia, Noruega, Tunísia, Itália e Argentina. A seca na Argentina, aliás, tem contribuído para o mercado de grãos do Brasil (clique aqui).

Voltando a China, apesar da queda na base anual de comparação, o país asiático participa com quase 75% do faturamento do mercado de soja brasileira no exterior (Figura abaixo).

 

Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews destaca também a variação dos preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, em fevereiro de 2018. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Principais compradores de soja do Brasil em fevereiro de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!