Mercado

Quais os principais importadores de carne bovina?

O Farmnews apresenta os dados de compra dos principais importadores de carne bovina, de 2016 a 2018.

Aliás, o Farmnews também destaca a previsão de compra dos principais importadores de carne bovina para 2019.

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de toneladas de equivalente carcaça, dos principais importadores de carne bovina, segundo dados do USDA.

principais importadores de carne bovina

Vale destacar que os dados de 2018 são estimados pelo USDA, assim como os de 2019.

As importações mundiais de carne bovina em 2015 foram de 7,70 milhões de toneladas em equivalente carcaça, enquanto em 2018 foram estimadas em 8,38 milhões de toneladas, um crescimento esperado de 8,8% no período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em 2019 as importações de carne bovina mundo afora devem continuar crescendo e alcançar 8,68 milhões de toneladas, uma alta de projetada de 3,6% frente a 2018.

E dentre os principais importadores de carne bovina, destaque para os Estados Unidos, maior comprador mundial ao longo dos últimos anos. Apesar dos EUA serem os maiores importadores mundiais de carne bovina, a China vem aumentando suas compras e em 2019 a expectativa é que as compras chinesas fiquem bem próximas da observada nos Estados Unidos (1,32 milhões de toneladas).

Por outro lado, se considerarmos as compras de Hong Kong, quarto maior importador mundial, a soma dos embarques para a China e Hong Kong já os tornaria o principal comprador mundial.

Vale destacar que em 2016 a China importou 0,81 milhões de toneladas em equivalente carcaça de carne bovina e em 2018 a expectativa é que os embarques somem 1,20 milhões de toneladas. E por falar em crescimento dos embarques chineses, clique aqui e confira a evolução das compras de carne bovina brasileira pela China. 

Contudo, considerando a divisão entre  China e Hong Kong, o Japão segue como o terceiro maior comprador mundial de carne bovina, com embarques estimados em 0,83 milhões de toneladas em 2018.

A Figura a seguir ilustra a participação das compras, em quantidade de carne embarcada, dos principais importadores mundiais de carne bovina em 2018, segundo dados do USDA.

 

principais importadores de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

Os pecuaristas e os consumidores muitas vezes perguntam sobre o comércio de carne bovina nos Estados Unidos. Em outras palavras, buscam entender por que, como maior produtor de carne bovina, o País importa e exporta tanta carne? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo