principais importadores de soja

Principais importadores de soja do Brasil em 2017!

O Farmnews apresenta os números finais que revelam os principais importadores de soja em grão do Brasil em 2017.

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita de vendas da soja em grão do Brasil, por país importador, nos anos de 2016 e 2017.

principais importadores de soja

Como revelam os dados acima, o faturamento do mercado de exportação de soja, em grão, do Brasil cresceu 33,0% em 2017. E o crescimento foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento da demanda do mercado chinês pelo produto brasileiro.

A China importou US$20,31 bilhões em soja em grão em 2017, valor 41,2% maior que o observado em 2016 (US$14,36 bilhões).

O interessante é avaliar que todos os principais importadores de soja em grão do Brasil em 2017 apresentaram crescimento das compras. Claro, variando o ritmo de aumento entre os países.

A Holanda por exemplo cresceu apenas 3,7% e o Irã 0,3 entre 2016 e 2017. Por outro lado, a China e a Espanha cresceram 41,2% e 26,6%, respectivamente.

A Figura abaixo melhor ilustra a variação dos dados de compra dos principais importadores de soja do Brasil em 2016 e 2017.

 

principais importadores de soja

Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

Já a Figura abaixo destaca a participação, no faturamento, dos principais importadores de soja do Brasil em 2017.

 

principais importadores de soja

Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

A China é, disparado, o principal importador de soja em grão do Brasil. A participação da China do mercado brasileiro está próxima de 80,0% e muito acima da Espanha, segunda no rank entre os principais compradores (2,9%).

Aliás, o Farmnews destacou o assunto: ” Por que a China importa cada vez mais soja? “. Pois é, o mercado chinês tem aumento a demanda pelo grão nos últimos anos. E você sabe o por quê? Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Principais importadores de soja do Brasil em 2017! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!