Mercado

O valor dos principais produtos do agronegócio brasileiro

O Farmnews destaca os dados que revelam o valor bruto da produção dos principais produtos do agronegócio brasileiro.

Em outras palavras, quanto cada produto do agronegócio injeta de valor na economia nacional?

Mas antes, veja os dados históricos que destacam a importância do agronegócio para a economia brasileira, segundo números do Cepea (clique aqui e saiba mais).

A Tabela abaixo apresenta os dados do valor bruto de produção esperado para os principais produtos do agronegócio brasileiro em 2017.

principais produtos do agronegócio

A soja lidera como o principal produto do agronegócio nacional em termos de valor. Clique aqui e saiba mais da participação do complexo soja na exportação do agronegócio nacional.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos (clique aqui). Uma das questões discutidas no Farmnews se refere a produtividade da soja no Brasil. Será que a produtividade do grão está perto do limite? (clique aqui e saiba mais sobre o assunto).

Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce no mundo (clique aqui e veja dados do Brasil e dos principais produtores mundiais).

A pecuária de corte está na segunda posição, seguido do milho nos produtos de maior importância para o agronegócio nacional.

O complexo da cana-de-açúcar e do frango completam a lista dos 5 principais produtos do agronegócio em termos de valor.

A Figura abaixo ilustra a importância dos principais produtos do agronegócio brasileiro.

 

principais produtos do agronegócio
Fonte: Dados do MAPA (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews compartilha artigo do Foodnews sobre estudo do Banco Mundial, que revela o tamanho do mercado de alimentos no mundo.  O estudo revela que 4,5 bilhões de pessoas de baixa renda do mundo possuem um mercado de US$ 5 trilhões.

Os cerca de 4,5 bilhões de pessoas de baixa renda nos países em desenvolvimento gastam coletivamente mais de US$ 5 trilhões por ano. De fato, os países menos desenvolvidos gastam mais do que os países mais desenvolvidos (clique aqui)

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo