Mercado

Banco Central divulga instruções para beneficiários do Proagro

O Banco Central divulgou o “Resumo de Instruções para o Beneficiário do Proagro”, com informações para os produtores que aderirem ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) na safra 2017/2018.

O Farmnews destaca as novas regras para o Funrural. Clique aqui e confiras as principais mudanças!

O documento apresenta, de forma simplificada, as regras que os produtores rurais e as instituições financeiras devem observar desde a contratação do programa até o pedido de cobertura, em caso de perda de produção causada por algum evento amparado pelo programa.

A publicação desse documento pelo Banco Central, órgão que administra o Proagro, segue recomendação da Secretaria de Controle Externo de Agricultura e Meio Ambiente do Tribunal de Contas da União (TCU).

A CNA informa aos produtores rurais que a cartilha está disponível no site do Banco Central.

“Os produtores devem ficar atentos às regras do programa, para garantir que receberão a indenização em caso de perda de produção em decorrência dos eventos climáticos amparados pelo Proagro”, diz o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A CNA informa que desde 1º de agosto de 2016 financiamentos de custeio agrícola de até R$300 mil com participação de recursos a juros controlados devem ser integralmente amparados pelo Proagro ou, alternativamente, ter cobertura de seguro rural.

“Essa cartilha simplificada das regras do Proagro atende a uma demanda do setor, dada a obrigatoriedade de adesão ao programa para os financiamentos de custeio agrícola de até R$ 300 mil”, complementa Schreiner.

Segundo o Manual de Crédito Rural (MCR), as instituições financeiras que operam o Proagro devem entregar ao produtor a cartilha com o resumo das instruções no ato da contratação. Se tiver mais dúvidas, o produtor pode procurar a federação de agricultura e pecuária do seu estado.

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo