produção de frangos

Custos de produção de frangos e suínos tem nova queda em maio

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos divulgados pela Embrapa registraram em maio mais um mês de queda.

Este é o 11º consecutivo (desde julho de 2016) para suínos e o sétimo (desde novembro do ano passado) para os frangos de corte.

Em maio, o ICPSuíno/Embrapa oscilou -0,63% em relação a abril (clique aqui).

O principal item na composição do ICPSuíno (73,50%), a nutrição dos animais aumentou 0,49% em maio, mas seu efeito foi anulado principalmente pelas variações nos fretes para o transporte de insumos para as rações (-0,53%) e no custo de capital do rebanho em estoque (-0,46%).

“Torna-se oportuno notificar que, embora o preço do milho no mercado atacadista catarinense decaiu 39,54% nos últimos 12 meses, acompanhado por um decréscimo de 22,9% no farelo de soja, ambos os insumos utilizados nas rações, oscilaram durante o mês de maio apenas -1,54% (milho) e 5,24% (farelo de soja) em relação ao mês de abril”, diz o analista Ari Jarbas Sandi, da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves.

O custo de produção do quilo de suíno vivo em ciclo completo em Santa Catarina, maior produtor nacional e usado como referência no índice, registrou o valor de R$ 3,24.

Já o ICPFrango/Embrapa apresentou baixa de 1,90% em relação a abril. O custo de produção no Paraná, maior produtor nacional e usado como referência, foi de R$ 2,31 por quilo de frango vivo.

No ano, o ICPFrango acumula baixa de 15,86%, enquanto nos últimos 12 meses a variação é de -26,98%.

Os gastos com a alimentação dos animais, que representaram 66,61% do custo total da produção, caíram 0,30% no quinto mês de 2017. “Importa destacar que o preço do milho no mês de análise oscilou apenas -0,23% em relação ao período anterior e o farelo de soja ficou mais caro em 0,20%.

Diante disso, há uma clara tendência de estabilização nos custos de produção de frangos de corte para o próximo mês”, diz o analista da Embrapa.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Custos de produção de frangos e suínos tem nova queda em maio was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!