Mercado

Evolução da produtividade do milho no Brasil: 40 anos de história

O Farmnews destaca a evolução da produtividade do milho no país nos últimos 40 anos.

A Figura abaixo ilustra a produtividade do milho produzido no país, em kg por hectare, desde a safra 1976/77, segundo dados da Conab.

produtividade do milho
Fonte: Dados da Conab (adaptado por Farmnews)

De acordo com os dados acima, a produtividade do milho aumentou 231,5% nos últimos 40 anos. Isso representa um crescimento médio anual de cerca de 5,8%.

A produtividade do milho no Brasil evoluiu de 1.632 kg na safra 1976/77 para os atuais 5.409 kg por hectare na safra 2016/17 (estimado).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Por falar nisso, o Brasil atualmente é o país onde a produtividade no campo mais cresce dentre demais países produtores. Clique aqui para acessar o artigo completo.

De 2006 a 2010, a produtividade no campo aumentou 4,28% ao ano no Brasil, seguido pela China (3,25%), Chile (3,08%), Japão (2,86%), Argentina (2,7%), Indonésia (2,62%), Estados Unidos (1,93%) e México (1,46%).

E vale lembrar que esse aumento da produção aconteceu basicamente via aumento da produtividade do milho, uma vez que a área de produção pouco aumentou nas últimas décadas.

A Figura a seguir apresenta a evolução percentual acumulada da produção e da área cultivada de milho no Brasil nesses últimos 40 anos de história.

produtividade do milho
Fonte: Dados da Conab (adaptado por Farmnews)

A área de produção de milho no Brasil aumentou apenas 47,0% nesses 40 anos de história, enquanto a produção do grão 387,3%.

Clique aqui para saber quais os principais países produtores de milho e suas respectivas produções!

Como sabemos, os EUA dominam a produção de milho no mundo, representando cerca de 37% do total que o planeta produz do grão. O país espera produzir em 2017 aproximadamente 387 milhões de toneladas de milho.

A China é o segundo maior produtor mundial de milho, com uma produção estimada para a próxima safra de 220 milhões de toneladas. O Brasil é o terceiro dentro os maiores produtores, com 8% do total produzido no mundo, o equivalente a 86 milhões de toneladas.

Para acessar a evolução dos dados de produtividade da pecuária de corte nos últimos 100 anos no Brasil, clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo