alimentos mais consumidos no Brasil

Quais alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo

O Farmnews apresenta um estudo da National Geographic que mostra os alimentos mais consumidos no Brasil e nos principais países do mundo. Aproveitamos a oportunidade para apresentar o consumo de carne no Brasil e no mundo em termos proporcionais.

Confira no Farmnews quais os principais alimentos consumidos no mundo e qual a participação das carnes neste total. Afinal, a questão principal para nós que trabalhamos com proteína de origem animal é saber, dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo, qual a participação das carnes?

Neste primeiro artigo iremos apresentar apenas os dados das carnes em geral, que inclui as carnes de bovino, suíno, aves, peixes entre outras. No próximo artigo iremos detalhar o consumo de carne bovina dentro o consumo de carnes, no Brasil, principais países consumidores e no mundo. Siga-nos no www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado pecuário!

A primeira Figura abaixo apresenta a participação dos alimentos mais consumidos no mundo (média global), segundo dados do National Geographic.

 

Fonte: Dados do National Geografic (adaptados por Farmnews)

Fonte: Dados do National Geografic (adaptados por Farmnews)

 

As frutas, legumes e verduras compõe o grupo de alimentos mais consumidos no mundo, representando 40% do que um indivíduo consome, em média, no mundo. Depois vem os grãos e os lácteos e ovos, com 21% e 15% de participação, respectivamente, no consumo diário da população mundial.

As carnes ficam em quarta posição com apenas 9% do total consumido no mundo e à frente apenas de açúcares e gorduras, com 8%. Os 7% restantes representam outros alimentos, principalmente compostos por bebidas alcoólicas.

É natural que as carnes tenham uma participação mais modesta na composição da dieta mundial, já que as proteínas tem um custo mais elevado comparado aos lácteos, grãos e legumes. Mas e para nós?

Quais são os alimentos mais consumidos no Brasil e nos EUA? Veja dados desses dois países nas duas Figuras a seguir.

 

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Farmnews)

 

Os alimentos mais consumidos no Brasil são as frutas, legumes e verduras (31%), seguido dos lácteos e ovos (19%), grãos (14%) e das carnes, com 13%.

Notem que a participação do consumo de carnes no Brasil é maior que a média mundial.

O consumo de carnes no Brasil é bastante próximo do observado nos EUA (14%), destacando naquele país o alto consumo de lácteos e ovos.

O interessante é comparar as diferenças entre os países e em relação a média mundial. O interessante é avaliar que tanto no Brasil como nos EUA o consumo de carne está acima da média mundial e próximos entre si.

 

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão dos indicadores de produtividade das fazendas de pecuária de corte, seja em regime confinado como a pasto. Cadastre-se e confira! Planos gratuitos e opcionais pagos.

Quais alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!